quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O País das Especiarias

     A culinária Indiana é uma das mais antigas, marcada pela religião e pela influencia de outras partes do mundo. Sua comida é muito temperada com diversos tipos de especiarias, os cozinheiros têm uma habilidade extraordinária para temperar pratos e também para preparar uma grande variedade de receitas vegetarianas. O resultado? Pratos coloridos, aromáticos e deliciosos, fruto, muitas vezes, de uma estreita relação entre espiritualidade e alimento.
    A Índia é conhecida como a terra da espiritualidade e a religião tem, de fato, um papel importante na vida das pessoas. A religião e a cultura diversificada do país influenciaram na elaboração de receitas que são passadas de geração em geração e, em muitos casos, são segredos guardados a sete chaves pelas famílias. Pelo fato de terem mais de 680 milhões de vegetarianos, a preparação de verduras e legumes é parte importante da culinária. Mas acima de tudo as especiarias são a alma das receitas indianas. Dão cor, sabor e aroma, e a mistura cria uma alquimia inigualável.
   A seguir, o melhor da culinária indiana:

Doce De Leite Em Calda

Ingredientes para a calda:
- 450ml de água
- 500g de açucar
- Suco de 1/4 de limão
- 3 vagens de cardamomos
- Raspas da casca de 1/4 de limão
- 2 colheres (sopa) de água de rosas

Ingredientes para o doce de leite:
- 1 copo de leite em pó
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (café) de fécula de milho
- 1 colher rasa (sopa) de fermento quimico
- 1/2 colher (café) de bicarbonato de sódio
- Sementes de 3 cardamomos socadas
- 1 colher (sopa) de óleo vegetal
- Óleo vegetal a gosto para fritar

Finalização:
- 40g de coco seco ralado

MODO DE FAZER:
Prepare a calda: Leve uma panela ao fogo médio com a água, o açucar, o suco de limão, as vagens de cardamomo e as raspas de limão. Ferva por cerca de 3 minutos e, depois, apague o fogo. Assim que esfriar, acrescente a água de rosas. Reserve.
Prepare o doce de leite: Em uma vasilha, misture o leite em pó, a farinha, a fécula de milho, o fermento, o bicarbonato e o pó de sementes de cardamomo. Aos poucos acrescente água até obter uma massa densa e homogênea. Unte as mãos com óleo e modele pequenas bolas. Frite-as am bastante óleo quente. Coloque-as sobre papel-toalha para retirar o excesso de gordura.
Coloque as bolinhas fritas dentro da calda e deixe repousar por, pelo menos, 1 hora, tempo suficiente para absorverem o liquido. Depois sirva-as em temperatura ambiente, polvilhando com coco ralado.

BOM PROVEITO! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário